INSTITUTO MORGAN

CARTA DE PRINCÍPIOS

I

Nós acreditamos que a nossa missão como organização é a de transformar a vida das pessoas. Para conseguir atingir esse enorme desafio temos o entendimento que precisamos começar em nossa própria casa, ou seja, precisamos começar transformando a vida de nossos colaboradores.  Optamos por usar a palavra colaborador (apenas para simplificação, tanto para os profissionais do gênero masculino quanto do feminino) para os profissionais que trabalham conosco porque essa palavra está diretamente relacionada com participação, contribuição, assistência, cooperação, solidariedade, palavras essas que determinam a essência do que somos.  

Cuidar de nossos colaboradores se inicia com as ações mais básicas em uma relação que tem como objetivo ser duradoura e construtiva: ser justo.  Não podemos contratar profissionais pagando um “salário” escravo, ou seja, menor do que o mercado. Não podemos “enriquecer” em detrimento do não pagamento do que é essencial, do que é justo. Portanto, pagar os impostos relacionados a contratação do colaborador é uma ação inegociável.  Nós acreditamos que qualquer relação construída com base na confiança mútua tem tudo para ser uma relação de fato uma relação duradoura.

Outro aspecto fundamental na relação com nossos colaboradores é a criação de um ambiente de trabalho saudável, de profundo respeito entre todos. Isso não significa um ambiente de indolência, de preguiça, de não comprometimento com metas e objetivos, de apatia.  Isso significa simplesmente que cobranças, busca de resultados, feedbacks, precisam ser pautadas em diálogos construtivos, que tenha a capacidade de sedimentar uma organização que aprende, que evolui a cada momento, que caminha para a edificação de uma empresa de ponta.

Cuidar de nossos colaboradores também pressupõe a construção de um plano de carreira, onde o colaborador possa se planejar, se identificar, buscar seus sonhos financeiros e de realização.  Precisamos ser pontes, que possam conduzi-los a realização de seus sonhos. No entanto, em uma cultura voltada as pessoas temos que ter em mente que cada um tem o livre arbítrio de fazer suas escolhas. Teremos colaboradores que gostarão do que fazem e que não tem como objetivo o crescimento profissional. Essas são as escolhas, que deverão ser respeitadas.  No entanto, a partir do momento em que escolhemos o que fazer, o “nosso mantra”, a “nossa bíblia”, o nosso “livro vermelho”, é fazer sempre o melhor naquilo que fazemos. Isso vale para os colaboradores que trabalham conosco. Isso vale para o serviço que oferecemos ao Poder Público. Isso vale para o serviço assistencial que prestaremos às comunidades.

Transformando a vida das pessoas, o motor que move o Instituto Morgan, tem como objetivo complementar “cuidar de quem cuida”.  A partir do momento em que cuidamos de quem cuida de outras pessoas é que poderemos de fato caminhar para uma empresa de ponta, respeitada pela excelência do trabalho e uma cultura que nos torna diferente e especial.

II

Nós acreditamos que temos a vocação de cuidar do outro. Nós acreditamos que, para transformar a vida das pessoas, precisamos o oferecer o melhor em termos de serviços. Na saúde, cuidar bem do paciente, lembrando que cada paciente é especial, diferente, com necessidades especificas. Cuidar bem do paciente tem que ser o valor essencial compartilhado por todos os nossos colaboradores de nossa linha de frente, sejam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, terapeutas, recepcionistas, nutricionistas, farmacêuticos, administrativos, controladores de acessos  e todos os demais profissionais.  Ou estaremos cuidando de nossos pacientes, ou estaremos cuidando de quem cuida de nossos pacientes. Não existe atendimento humanizado sem “pessoas humanizadas”.  Processos bem implantados, por meio de protocolos clínicos, procedimentos operacionais, manuais e instruções de trabalhos são muito importantes para garantir um atendimento de qualidade. Mas a essência do atendimento sempre estará no ser humano, naquele que cuida do outro. Tanto na saúde, na cultura, na educação, na assistência social, o principal motor para transformar a vida das pessoas é cuidar de quem cuida, ou seja, cuidar das pessoas que compõem o quadro de colaboradores do Instituto Morgan.

III 

O desafio de construir uma empresa de ponta, com uma cultura orientada à pessoas, sejam elas colaboradores, clientes, pacientes e fornecedores, pressupõe um esforço contínuo para oferecer serviços com alto nível de excelência. Cada colaborador do Instituto Morgan precisa enxergar as suas funções dentro da organização como única, especial. Se todos fizerem o melhor em suas atribuições, por mais simples ou complexa que sejam, estaremos bem próximos de atingir nosso objetivo de oferecer serviço de excelência. Além das atitudes e comportamentos, nosso corpo diretivo deverá estar atento para criar um ambiente de trabalho que encoraje ideias, melhoria nos processos de trabalho, busca de inovações.  A implantação de manuais de procedimentos, instruções de trabalho e outras iniciativas de padronizar os serviços devem ser também um dos principais pilares na administração de nossos serviços. 

IV 

A construção de uma relação transparente com fornecedores e o Poder Público é um de nossos principais valores.  Ajudar os nossos fornecedores para que eles possam melhorar seus serviços tem que ser uma prática constante.  Escutar o Poder Público, suas orientações, seus apontamentos, para que possamos melhorar nossos serviços e nossos relatórios é condição essencial para que nosso objetivo maior seja alcançado.  

V

Um ambiente corporativo que respeite as opiniões diferentes, lembrando que respeito profundo pela opinião dos outros não significa necessariamente concordar com elas, significa conceder o direito a todos de ter suas próprias opiniões.

VI

Se você tiver esses valores acima, espelhados como norte de sua vida pessoal e profissional seja bem vindo ao Instituto Morgan.

Amando    Ganem 
Diretor Presidente

 

Alameda André Rebouças,229

Embú das Artes – SP    /    ¹¹4557-3214